terça-feira, 20 de setembro de 2011

MUSEU


               Na ultima postagem falei sobre o sonho realizado em Novo Acordo-To, e sobre os sonhos que ainda estão "soterrados" a espera do poder publico. Citei alguns exemplos de tais, e nesta postagem darei ênfase a um deles que é à criação de um museu municipal, para isso, foi preciso tirar  como base o museu de  Paraíso do Tocantins. 

O museu João Batista de Brito, foi pré-inaugurado no dia 21 de outubro de 2009 às 18:00h. Está localizado na rua 13 de maio, em frente a praça José Torres, ao lado do Palácio de Cultura Cora Coralina.Atualmente o museu conta com apenas  três salas para exposições de objetos e galeria de fotos, que retratam a historia de Paraíso do Tocantins.


O edifício onde está localizado o museu foi construído em 1970, na administração do prefeito Dr. Raimundo José de Morais. Funcionou como Fórum Municipal até o ano de 2008.



O museu recebe o nome de João Batista de Brito, nome eleito por unanimidade em 2009 pela Câmara Municipal de Paraíso por ser um dos pioneiros na cidade, e por dedicação à arte e acultura no município.

Nasceu no dia 24 de junho de 1934 em Sitio Novo, no estado do Maranhão. Era o mais velho de quatro irmãos. Querendo mudar de vida se transferiu para o norte goiano, atual Tocantins. Chegou a Paraíso em março de 1959. Trabalhou como agrimensor, barbeiro, fotógrafo, era músico dedicado a tocar violão, violino, pandeiro e cantar. Foi reconhecido também como poeta e compositor um dos pioneiros de Paraíso. Faleceu em janeiro de 2005.
Segunda a diretora de cultura, Srª Lérida Maria Nascimento  responsável pelo museu, a implantação deste, era um projeto antigo que começa a se concretizar.

O objetivo principal do museu e ter a história de Paraíso resgatada e preservada, sendo um elo de ligação entre a comunidade e sua identidade histórica, além disso, exercer papel como agente de cidadania.

Em relação às parcerias, o museu depende muito do apoio do poder público para se manter e muito mais da comunidade  com o papel colaborador e na doação objetos antigos.
No museu se encontra um grande acervo de fotos da cidade, ex-gestores e suas principais obras e ações e objetos antigos.


 No museu existe uma sala reservada exclusivamente para arquivo de fotos e quadros; nela vão ser expostos quadros e imagens que representam momentos históricos do município e do Estado.
O quadro a direita foi  catalogado no Estado do Tocantins, catalogação realizada no Palácio de Cultura Cora Coralina em 2001. Foi doado pela pintora Elieuma Abreu.
Fica exposta no corredor do museu duas galerias de fotos, a primeira com todos os ex-prefeitos do município até o último exercício, personalidades que fizeram parte da historia de Paraíso. 
A segunda galeria tem a representação de todos ex-presidentes da Câmara Municipal.





No museu, encontra-se um piano de 1930, um dos primeiros objetos doado por uma moradora da cidade.
Por ser  carente de objetos, a comunidade tem o papel de agregar valores para o mesmo, através da iniciativa de doações de  itens que tem algum valor histórico

Um museu é uma instituição de caráter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de recolher, conservar, pesquisar e valorizar de diversas maneiras um conjunto de elementos de valor  e ambiental:cultural coleções de objetos artísticos, históricos, científicos e técnicos.

Em paraíso o Museu João Batista de Brito, tem o papel importantíssimo no ato cultural e da cidadania. Pois,  todos tem o direito de conhecer a historia da cidade através dos acervos, artigo, e objetos antigos. Contribuir para sua ampliação também é um ato de cidadania, daí a importância da participação da comunidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário