segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MENINGITES



A meningite é uma doença muito perigosa, sendo que vários agentes podem causar a mesma, tais como, Bactérias, vírus, parasitas e fungos. Em se tratando da mais grave, estima que é a meningite bacteriana mata 200 mil pessoas por ano no mundo, pois ela tendo em vista sua expressiva morbi-mortalidade.
De acordo com boletim epidemiológico paulista, Considera-se caso suspeito de meningite: todo paciente com quadro de febre alta, de início súbito e vômito, sem foco de infecção aparente, acompanhado de cefaléia intensa, rigidez de nuca, sonolência, torpor, irritação, diminuição da sucção em lactentes, abaulamento de fontanela e convulsões. Afeta principalmente criança e adultos jovens e a transmissão ocorre pela tosse ou espirro através de um contato com o paciente contraído.
Ainda baseado nas informações do boletim epidemiológico As meningites bacterianas têm sua etiologia baseada na faixa etária e na provável porta de entrada do agente nesse caso a bactéria. Esta variabilidade pode ser expressa da seguinte forma:
  • recém-nascidos até 3 meses – meningites no período neonatal são mais freqüentes por Escherichia coli, encontradas na região perineal da mãe; Streptococcus agalactiae, comum no canal de parto; segue-se Listeria monocytogenes., Klebsiella species,Streptococcus pneumoniae; 

  • dos 4 meses  até 3 anos – predomina Haemophilus influenzae tipo b (Hib), transmitida por secreções nasofaríngeas. A partir de 4-5 anos a resistência adquirida faz baixar a incidência, rara após os 10 anos, mas pode reaparecer em adultos por queda de resistência. Segue-se Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae; 

  • dos 3 aos 10 anos – predomina Neisseria meningitidis (meningococo). Em períodos endêmicos, cerca de 15 -20% da população  alberga este agente; segue-seStreptococcus pneumoniae; 

  • após os 10 anos e na idade adulta – predomina Streptococcus pneumoniae(pneumococo); em geral, está associado a um foco infeccioso (pneumonia lobar ou otite média ou fraturas de crânio). Segue-se Neisseria meningitidis, Listeria monocytogenes.
(fonte: boletim epidemiológico paulista)

A MENINGITE é um assunto bastante serio a ser tratado, devemos ter o cuidado com ela, porém muitos boatos sobre o contagio atrapalha causando pânico entre pessoas, baseado nas informações da  MD saúde As bactérias não sobrevivem no ambiente, não sendo necessário isolamento dos locais onde foi registrado algum caso. Fechamento de escolas e salas de aulas são desnecessárias e só servem para causar pânico na população.
Não há risco de transmissão de meningite durante velórios. Primeiro porque o falecido não respira e, portanto, não libera bactérias nas secreções respiratórias

VACINA
Sobre vacina em caso da meningite bacteriana não existe uma vacina única que previna todos os casos .
Sequelas da meningite
Os pacientes que se recuperam da meningite podem ficar com sequelas como AVC com paralisias motoras, surdez, diminuição da capacidade intelectual e epilepsias.

A meningite viral, em geral, não deixa seqüelas.
Espero que essas informações tenham  sido útil para você leitor, em caso de doença, sempre é bom ter algum conhecimento para que possa prevenir ou indicar uma pessoa imediatamente ao um pronto socorro.



Fontes:

WWW.CVE.SAUDE.SP.GOV.BR/agencia/bepa17_meni,htm ( acesso 05/09/2011 as 15:30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário